HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

quarta-feira, 7 de março de 2018

OPINIÃO: Troféu Imprensa é a Marmelada de Ouro da TV Brasileira


Como portador do Transtorno de Espectro Autístico, um sinal visível de minha personalidade é quando me explodo de raiva quando sou contrariado e não conquisto aquilo que tanto almejo por mais que eu tente e me esforce. Pode ser que essas crises de síncope e epifania me fizeram perder parte da minha sanidade mental. Se algum médico me "abrir", o que encontrará em mim? Um coração cheio de amargura, ressentimento e frustração. Amargura esta que começou em 2013, há exatos 5 anos quando publiquei no YouTube o vídeo "Carta Aberta Sobre o Troféu Imprensa", o primeiro da série. Desde então não tive resultado. Compartilhei uma dezena vezes o post de pedido urgente neste blog "Eu Quero Ver a Gravação do Troféu Imprensa" para um monte de colunistas de TV e NADA! A maioria não me apoia, cegos e escravos da idolatria de um certo Sr. Abravanel, que atende pelo nome de Silvio Santos.

Marcelo Bartolomei (Revistas Contigo e Caras) votou 4 vezes, Márcia Piovesan (Revista Tititi) votou 5 vezes, Keyla Jimenez (Portal R7), Léo Dias (Jornal O Dia), Wivian Maranhão (Revistas Conta Mais, Sete Dias e TV Brasil) e Nélson Rubens (Rede TV!) votaram 6 vezes, Flávio Ricco e Ricardo Feltrin (ambos do Portal UOL) votaram 7 vezes, Jorge Luiz Brasil (Revista Minha Novela) votou 8 vezes e pra variar a dominadora do julgamento e "SBTista roxa" de nome Sônia Abrão (Rede TV!) foi quem votou mais vezes, nove, parece provocação. Esses são os frequentadores assíduos desse júri paga-pau do prêmio há mais tempo do que imortal da Academia Brasileira de Letras, só pra satisfazer os caprichos e manias daquele que é mais idolatrado que Jesus Cristo no Brasil: o futuro Exmo. Sr. Presidente da República Silvio Santos. Achei também ridículo marcarem o "Oscar brasileiro" no mesmo dia da entrega do Oscar norte-americano, exibido pela Globo. Como há desavisados nesse SBT, os mesmos desavisados que marcavam o Teleton no mesmo final de semana do ENEM, cegos de tanta idolatria pelo Abravanel e que vivem à base de pão com Nutella. E ainda comemoraram erradamente os 60 anos do prêmio, sendo que na verdade o Troféu Imprensa começou em 1960, há exatos 58 anos!!! Não há registro nenhum das duas primeiras supostas edições, em 1958 e 1959, sendo que a revista São Paulo na TV, a criadora original do prêmio, começou a circular em 1959!!! Endeusam o Silvio e ainda acreditam numa informação errada do dito cujo. Quinze categorias entraram em votação durante 3 horas e 21 minutos de mais puro espetáculo de constrangimento televisivo sob pretexto de autopromoção de uma TV "pão com Nutella" que o SBT tornou-se hoje e ao julgar os indicados, a premiação caminha para a previsibilidade conforme alertei no ano passado (se não me chamarem para negociar ideias, sugestões e os direitos da premiação no futuro pra eu parar com os ataques, se não eu continuo), não precisa ser um adivinho para palpitar que o SBT poderia ganhar 10 troféus nas categorias em que esteve indicado, cujos vencedores do júri em negrito (e da internet entre parêntesis, num pequeno nicho de cerca de 200 mil votos) não passam de ilustres perdedores, falo dos "melhores do SBT" diga-se de passagem:

Cantora
Ivete Sangalo (I) - 1 voto
Joelma
Marilia Mendonça - 4 votos

Programa Infantil
Bom Dia e Cia (I) - 4 votos
Mundo Disney - 1 voto
Parque Patati-Patatá

Programa Humorístico
Nova Escolinha - 2 votos
Pânico na Band
A Praça é Nossa (I) - 3 votos

Programa de Auditório (voto secreto)
Domingão do Faustão - 1 voto
Eliana - 1 voto
Programa Silvio Santos (I) - 8 votos

Novela
Carinha de Anjo
A Força do Querer (I) - 5 votos
Pega Pega

Programa de Entrevistas
Conversa com Bial - 2 votos
Programa do Porchat (I)
The Noite com Danilo Gentilli - 3 votos

Ator
Caio Castro (Dom Pedro - Novo Mundo) - 1 voto
Marco Pigossi (Zeca - A Força do Querer) - 4 votos
Rodrigo Lombardi (Caio - A Força do Querer) (I)

Programa Jornalístico
Conexão Repórter - 5 votos
Domingo Espetacular
Fantástico (I)

Dupla Sertaneja
Bruno & Marrone
Maiara & Maraisa - 1 votos
Simone & Simaria (I) - 4 votos

Apresentador de TV (voto secreto)
Marcos Mion
Rodrigo Faro
Silvio Santos (I) - 10 votos

Atriz
Glória Pires (Elisabeth - O Outro Lado do Paraíso)
Juliana Paes (Bibi - A Força do Querer) (I) - 5 votos
Paolla Oliveira (Jeiza - A Força do Querer)

Telejornal
Jornal da Record - 1 voto
Jornal Nacional (I) - 4 votos
SBT Brasil

Programa de TV
Caldeirão do Huck - 1 votos
Lady Night (I) - 3 votos
Programa do Ratinho - 1 voto

Apresentadora de TV
Eliana (I)
Patricia Abravanel - 3 votos
Sabrina Sato - 2 votos

Cantor (voto aberto e voto secreto)
Gustavo Lima
Luan Santana (I) - 2 (5) votos
Wesley Safadão - 2 (4) votos


Enquanto se desenrolava o "programa", notamos a falta de fôlego de Silvio Santos, bem como sua "educação", provando que o Troféu Imprensa, estando ainda organizado pelo SBT, já está com seus dias contados há muito tempo. O "Oscar brasileiro" necessita mesmo de independência pra anteontem, estou alertando a todo instante e ninguém me ouve. Para alguém comandar uma premiação de TV, é preciso estar antenado com os artistas e programas que estão em evidência na telinha, mesmo não assistindo nada, a internet nos bombardeia toda hora com o noticiário da programação de TV tanto aberta quanto fechada. Dizer que desconhece os artistas e retrucar na opinião de um crítico especializado é agir com implicância e preconceito perante a concorrência, que de bom grado libera alguns artistas para receber as estatuetas dos anos anteriores e ainda são tratados de maneira atravessada e passam aquela saia-justa. Agora, se for com artistas contratados da emissora dele, ele não diz nada, disfarça e não quer assumir, a ação é de puro bairrismo e arrasta uma interminável conversa de mais de 10 minutos. É como diz aquela expressão: puxar sardinha pro seu lado.

Muitas categorias, por mais fracas que fossem, só estiveram ali presentes como pretexto para fazer autopromoção do SBT e, pior, do seu proprietário. Silvio se fez de bobo ou desentendido dizendo que era proteção, mas o que ocorreu é algo muito pior, ALICIAÇÃO. Como denunciei neste blog faz algum tempo, a própria "produção do programa" arma o clima nas costas do próprio "Patrão" para que o júri não deixe um senhor de 87 anos, que acumula funções de apresentador e dono de emissora de TV, aborrecido. É outra coisa errada, um dono de televisão jamais deve fiscalizar e influir de corpo presente na opinião da crítica especializada, até porque, por mais que eles sejam profissionais idôneos (e que merecem todo nosso respeito apesar de algumas excentricidades), são pessoas muitos suscetíveis a se deixarem a serem influenciados pelo clima do programa, favorecendo sempre a emissora "da casa" e se levando muito para o óbvio para agradar a "torcida do auditório" e daí vemos o momento "maria-vai-com-as-outras". E tem jurado querendo pedir emprego pro dito cujo e se queixando do salário que ganha nos lugares em que seus textos são publicados. No final das contas, os SBTistas conseguiram novamente o que queriam, a "emissora do coração" arrematou o maior números de troféus que a concorrência: 7 ao todo, contra 4 da Globo e 1 do Multishow.

Outro problema é que nas categorias musicais, o júri não precisava ser tão demagógico para agradar a platéia. A seleção dos indicados feita exclusivamente pelo pequeno nicho de internautas que votaram nos sites do UOL e SBT, deixa transparecer que o duelo virtual de fã-clubes era levado mais em conta do que os comentários de um júri descaradamente hipnotizado pelo pó de pirlimpimpim do Abravanel. Essa distorção de opiniões entre crítica e público, muito diferentes entre si, deixaram de fora os seguintes artistas e programas que mereceriam e dignificariam uma indicação: Anitta, Naiara Azevedo, Fátima Bernardes, Tatá Werneck, Fernanda Lima, Fausto Silva, Ratinho, Jornal da Band, Tá no Ar: a TV na TV, Zorra, Encontro com Fátima Bernardes, Globo Repórter, Henrique & Juliano, Marcos & Belutti, Eduardo Costa, Letícia Colin, Vladimir Brichta, Emílio Dantas, Novo Mundo e Rock Story. Outro detalhe preocupante é Silvio Santos é nunca ter se importado com a importância da teledramaturgia na TV brasileira em geral, só com a linha de shows de sua emissora, seus efeitos ibopísticos, interesses comerciais e desejoso em "pagar multas" para contratar os artistas dos outros como Fábio Porchat, Sônia Abrão e Ricardo Boeacht, desvalorizando o cast que tem em suas mãos, por mais que seja realtivamente bom para que acompanha TV aberta. Mas teve um raro momento de coerência quando pediu pra deixar de concorrer ao prêmio para que os outros, os mais jovens, pudessem ter uma chance de ganhar. Ele nem liga mais quando é forçado a abarrotar sua estante de troféus, pois no fundo tá cansado de ser premiado e também de tirar chance dos outros, como pretexto de ser superestimado pelos próprios funcionários. Tudo está errado, o roteiro estava desordenado e isso tem que acabar AGORA. O SBT deve parar com essa maneira de organizar o Troféu Imprensa para sempre como pretexto de promover seus artistas e programas como se fossem mais importantes dos que a Globo (tratados com preconceito e como esterco de vaca) e deixar para um grupo independente organizar a premiação da maneira mais certa possível e sem constranger e menosprezar a concorrência. Peguei NOJO desse troféu se ainda continuar sendo organizado pelo SBT.

Apesar da categoria de Programa de TV ser uma das mais oportunas e valer por todas as outras, demonstra também o preconceito da TV aberta pela TV por assinatura. O SBT enxerga a TV por assinatura, a internet e outras plataformas digitais como inimigas e ameaças porque esses "SBTistas" metidos a besta acham que a "emissora do coração" vai perder audiência e nunca mais poder ganhar da Globo depois da novela, tal como perder a condição de segunda rede do Brasil para aquela emissora de placa de igreja do Edir Macedo (um COVARDE que não conseguiu a estatização da sua igreja e sua emissora e a cassação da Globo, coisas que ele e seus cordeirinhos só se masturbam quando pensam). Isso explica porque está no ar desde o início do ano esse Quem Não Viu Vai Ver, que nada mais é uma maneira do SBT impedir seu público, com mentalidade dos anos 90, de entrar no mundo digital da TV e assinar com alguma operadora alegando que "brasileiro não tem dinheiro pra assinar com uma operadora", obedecendo as palavras do "Patrão", tratado a cada semana como "Deus". Isso pra mim é revoltante! Me deixa com urticária! É como virar as costas pra essa praga de firma chamada Simba, da qual é integrante.

E ainda tem a mania de tratar a categoria de Melhor Cantor como se fosse "a mais aguardada de todas", a última a ser jugada, só porque o Abravanel ainda trata cantores como galãs de novela, isso é mentalidade dos anos 70, mas com o empate no voto aberto da categoria, tiveram que adotaram o voto secreto pra desempatar, um experimentalismo babaca, era isso que deveria acontecer e todas as categorias e os resultados seriam completamente outros. Pra se ter uma ideia, nos anos 80, todos os jurados, em número de 11, tinham a oportunidade de votar em todas as categorias do Troféu Imprensa, em média uns 16, em tempo médio de 100 minutos de programa. Agora, tem quase 4 horas de programa e apenas metade de júri vota em poucas categorias, numa média de 14, e o dono da emissora que media a votação puxa os mesmos assuntos pra conversar com os convidados, deixando gente até constrangida (como a Joelma, indagada sobre seu divórcio, deixa ela!) em forma de mimo e delonga se o bate-papo for com um contratado seu, ainda mais se forem suas próprias filhas, como se elas fossem as maiores estrelas da televisão que todo o elenco inteiro da Globo. Isso me faz surtar e me enoja. Grande parte dos troféus que o SBT conquistou é uma forma de autopromoção nepotista criminosa. Os jurados reforçam seus laços de amizade com os artistas "da casa", inventam a rancorosa da Silvia Abravanel como a melhor do segmento infanto-juvenil na TV brasileira só pra não aborrecer seu pai, pois não existe nenhum programa infanto-juvenil na TV brasileira digno de ser destaque e de sobressair em relação aos demais. Quanto a "Patricinha", ela podia ficar pelada na minha frente que eu não me excitaria por ela, metida, prepotente e narcisista, foi o grande momento de falsidade tal qual foi o encontro com o Gugu Liberato no último Teleton, as duas irmãs que não se suportam dividindo o palco e vão derrubar o SBT em curto-médio prazo se o papaizinho delas morrer. E mais, porque não demitiram até agora a Eliana (mesmo durante sua licença-maternidade), por mais que ela perca tempo para exibir e ostentar vestido americano de 1 milhão de dólares todo foleado a ouro, e botam essa patricinha pra dividir os domingos com o aliado sem-caráter do Dudu "Haroldo" Camargo, ele também deseja ir para os domingos (ele não me engana) do que ficar apresentando telejornal a vida toda (ele quer mesmo comandar o Domingo Legal nos moldes antigos). O único melhor momento do Troféu Imprensa foi a presença de Sérgio Chapellin, relembrando sua curta passagem pelo SBT em 1983, que veio buscar os prêmios conquistados pelo Globo Repórter.


A Globo e a Record foram BURRAS em liberar seus artistas só para lamber o rabo do Abravanel em troca de receber estatuetas com atraso (tal qual Sérgio Chapellin só pra ser comparado com Gugu e Chapolin, fazendo trocadilho de seu sobrenome, pra ser chamado de "traidor") e dando de bandeja preciosos pontos de audiência. O que a Cléo Pires foi fazer nos bastidores? Assinar contrato com o SBT pra alegria do Nelson Rubens em dar o furo no TV Fama e fazer o Silvio acertar o pagamento de sua "multa" na Globo ou influenciar um júri fraco e vulnerável pra votar na mamãezinha como Melhor Atriz?

A Globo, no fundo se arde de enxofre nessa época de Troféu Imprensa, mas sua alta-cúpula é COVARDE desde os tempos de Roberto Marinho. Já viram por acaso o Fausto Silva concorrer ao próprio prêmio que realiza no seu Domingão todos os anos e ganhando toda hora usando a imagem de apresentadores "da casa" como Luciano Huck ou de outras emissoras como Rodrigo Faro e Celso Portiolli? Claro que não! A Globo jamais faria promoção de si mesma usando indevidamente artistas dos outros, prática vista sob aplausos quando o assunto é Silvio Santos e Troféu Imprensa. Com o Silvio é diferente? No filme Os Embalos de Sábado à Noite, após vencer um concurso de dança, o personagem de John Tavolta faz o seguinte diálogo: "É tudo marmelada, aqui é como uma família, eles não deixam alguém de fora ou um estrangeiro ganhar. Buraco imundo!". Essa frase pra mim é batata.

Por isso que o Brasil é o país da MENTIRA e vejo que somos obrigados e forçados a conviver 24 horas por dia e 7 dias por semana numa verdadeira enxurrada de mentiras conduzidas por gente poderosa e gananciosa que tem o povo no bolso, sob seu total controle, permitindo que a corrupção faça uma interminável festa no Triplex do Guarujá (a Casa da Dinda do Século XXI) e a população é anestesiada com muito sexo (com funks libidinosos e "nudez de arte", paradoxo do combate a pedofilia e ao assédio sexual do próprio governo), muitas drogas (leia-se baseados vendidos em maços aos montes nas padarias) e muito futebol (com resultados forjados e fabricados para beneficiar para sempre os "times da maioria"), além de muito dinheiro-fantasma e ilegal dos Bolsas Famílias da vida. Vejo que isso não tem remédio, o dinheiro manda no Brasil e estimula o desenvolvimento de uma autêntica fábrica de boatos, parece que é proibido criticar isso tudo, é "sacrilégio", é "pecado", é "golpe". Num país como o nosso, a corrupção de esquerda sempre vencerá. Sinto que até Cristo Jesus está sendo enganado por homens de má-fé que vivem no Brasil se perpetuando no poder e na maior cara-dura rindo da nossa cara com uma lábia satânica e inescrupulosa. Não acredito mais no "otimismo pelo Brasil" de 2019 pra frente, será mais do mesmo com nosso povo cada vez mais alienado e mamando com gosto nas tetas da corrupção.

Agradecimentos especiais a Mikael Geiger do canal DVP - De Volta Para o Passado por me ajudar com o relatório do Troféu Imprensa.