HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

sábado, 19 de agosto de 2017

ESPECIAL: 37 Coisas que "Aprendemos" nos 37 Anos do SBT (ATUALIZADO!)

Com o advento da internet e o "boom" das redes sociais, logo surgiu um público segmentado que se interessa por um assunto por mais que seja exótico ou esquisito aos olhos estranhos de outros públicos. Esse público, originário do Brasil, que emergiu graças à expansão do YouTube é capaz de fazer feriado nacional datas como (só pra citar alguns exemplos) 26 de abril, 13 de maio, 5 de junho, 27 de setembro, 15 de junho, 18 de setembro e, hoje, 19 de agosto. São datas que celebram o aniversário das emissoras brasileiras de televisão, existentes ou não. Hoje por exemplo, uma classe mimada de internautas, aqueles que relutam em crescer mentalmente, está festejando com fogos de artifício o aniversário de um canal de televisão que acompanharam desde quando eram pequenos e ficaram desse jeito: marmanjos mimados, cagões trintões, criados a pão com Nutella e leite com pera que detestam estudar ou trabalhar, matam aula o dia todo e adoram jogar Minecraft e fumar baseado todo domingo à noite enquanto assistem ao Programa Silvio Santos. São os "SBTistas das redes sociais", que estão insuportavelmente comemorando mais um ano de vida no ar da "emissora do coração" de cada um deles: o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT.
Para celebrar esta data, talvez o mais festejado dia de aniversário de um canal de televisão do que, respectivamente segundo as datas citadas acima, Globo, Bandeirantes, Manchete, R... (aquela prepotência televisiva que "queimou em nome de Jesus" a belíssima história da "velha Record"), Cultura e TV Tupi, e ainda mais caindo no dia da semana mais importante para esse grupo de pessoas, o domingo, eu me uno a todos eles e aqui apresento uma lista das 37 coisas que "aprendemos" nos 37 anos do SBT. O post foi inspirado numa publicação do site TV História de 2016 intitulado "35 coisas que você aprendeu nos 35 anos do SBT". Eis o link para conferir: http://tvhistoria.com.br/NoticiasTexto.aspx?idNoticia=2816 Vejam abaixo a minha lista.

As 37 coisas que "aprendemos" nos 37 anos do SBT:

1) Quando terminar a novela da Globo, mude de canal pois vai começar o nosso filme (ou novela ou programa de auditório). Enquanto isso, assista A Pantera Cor-de-Rosa. Se até lá a novela terminar, esta atração continua amanhã.
2) Quando o Faustão e o Fantástico prosseguirem logo depois "dos reclames do Plim-Plim", o Domingo Legal e a Casa dos Artistas continuam já, já, depois do intervalo.
3) Nos intervalos da programação, sempre direto da redação, as últimas notícias breves "da última hora".
4) Onze jurados, vistos com muita simpatia pela produção, se reúnem todo ano para escolherem os "melhores do ano" que mais gostaram de ver na TV para agradar o auditório e não deixar o apresentador magoado. Ele tem a imprensa no bolso (cheio de dinheiro).
5) Se acabar a novela da Globo, a banda toca a música do Jornal Nacional, pois passamos a "Poderosa" e estamos em primeiro lugar!
6) As pessoas boas devem amar os seus inimigos.
7) Não sei se vou ou se fico. Não sei se fico ou se vou. Se não, não sei que não fico. Se não, não sei que não vou.
8) Cada um pensa naquilo que lhe faz falta.

9) Toda semana, você concorre a um automóvel zerinho, zerinho!
10) As noites de sábados são embaladas com sonhos malucos.
11) Todas as coisas se parecem com seus donos.

12) Participe das nossas brincadeiras pelo telefone, acompanhado de belas mulheres. Você pode ganhar muitos prêmios!
13) No dia de São Valentim não se bate.

14) Já diz o velho e conhecido ditado: fazer alguém sem olhar o bem que tem.
15) Por mais que o telejornal tenha notícias ruins, a previsão do tempo sempre vai anunciar tempos felizes. E piriri e pororó!
16) Vou ligar para sua casa, se você atender e dizer que está assistindo nosso filme, parabéns, você pode ganhar 10 mil cruzeiros! Se não, o prêmio estará acumulado para semana que vem.
17) Quantas vezes o Amarelinho vai aparecer durante o jogo do Brasil?
18) Todas as emissoras tem o dever de liberar seus artistas para participarem da nossa campanha. Temos uma meta a ser atingida e nós insistimos em pedir, mesmo desvalorizado, apenas 5 reais de cada brasileiro.
19) Envie uma carta para nós e mande os nomes dos filmes que passaram durante a semana (ou os números que foram para o ar nos intervalos de nossas novelas). Não se esqueça de escrever por fora do envelope a data em que elas foram exibidas.

20) Quem mudar de canal é um traidor. E traidor tem que morrer. A recompensa é de 1 milhão de reais em barras de ouro!
21) Algum vídeo musical é exibido acompanhado das palmas do auditório.

22) Para subir na vida, não precisa ter juízo e nem caráter. Basta ser um grande puxa-saco para ser o grande protegido do patrão e iniciar assim sua carreira na TV. Hoje com um programa diário ao vivo e amanhã, "animando auditório" todos os domingos.

23) Ainda hoje, você não pode perder o Incrível Norte-Americano. Não perca! Mas só daqui a pouco depois dos nossos comerciais. Aguardem!
24) Quando alguém quer cantar ou ouvir alguma música, peça pro maestro.
25) Uma celebridade pode ser acordada por um anão vestido de garçom e um repórter com um microfone de metro nas mãos.
26) Para participar da promoção e concorrer a prêmios, não se esqueça de estar rigorosamente em dia com os pagamentos das suas mensalidades.
27) Não vá pra cama sem ele: um talk-show no seu fim de noite!
28) Ser dono de televisão é animar auditório todo domingo; selecionar as atrações da programação sob medida para o seu público; perguntar no ar o valor da multa dos artistas da concorrência de sua preferência; ser endeusado para, em troca, dar oportunidades a bajuladores mimados sem formação acadêmica em busca de uma chance na TV; ter uma mulher que se mata escrevendo novelas infantis de sucesso todos os dias e, finalmente, ter uma filha que é a figura mais querida pelos internautas, cuja mídia está todinha a seu favor (apesar de envolvimentos ilícitos) a ponto de tachá-la como "sucessora da Hebe".
29) Programa Livre dá um tempo e volta... Já!!!
30) Você escolhe: o envelope ou o dinheiro?
31) Se acertar a adivinhação, você pode ser agraciado com o par de seios da moça de sua preferência. Se aparecer a estrelinha, você ganha o prêmio máximo!
32) Durante um programa ao vivo, o apresentador fica anunciando os índices de audiência entre um quadro e outro.
33) Um jurado é escolhido a dedo e a pergunta é lançada: Quanto vale o show? 50, 100 ou 200 cruzados? Dependendo do jurado, tudo pode acontecer.
34) Uma modelo capa do mês de alguma de revista masculina é convidada para participar do programa e aproveita para mostrar as páginas de seu ensaio sensual (cujas "partes" são cobertas pelas fichas do programa).
35) Quando alguém não sabe ou erra uma pergunta, todo mundo diz: Ah! Que peninha!!!
36) Quem procura emoção e alegria, acha aqui!
37) Não percam nosso próximo episódio, nesta mesma hora e neste mesmo canal!

Que tal? Espero que gostem! E parabéns pelo SBT sobreviver mais um ano no ar mimando seu nicho preferido de telespectadores e se consagrar a cada dia como o maior reduto de vaidades da história da televisão brasileira. E logo, logo, retomará em definitivo a medalha de prata da televisão brasileira e voltar a sonhar em "ganhar da Globo" todo dia, toda hora, todo ano. Até porque desde o seu nascimento até os dias de hoje, o SBT é a Croácia da TV brasileira: vice com toda justiça. Só precisa dar uma mexida em seu filé-mignon: o domingo (já basta mexer na grade nos dias úteis e quebra a cara voltando como tava antes). Estes são os sinceros votos do ex-SBTista, blogueiro e YouTuber Êgon Bonfim.