HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

HISTÓRIA: 1º Prêmio SBT de Música (e Tome Sugestões)

Essas semanas descobri uma grande raridade dos anos 90 da televisão brasileira: O 1º (E TALVEZ O ÚNICO) PRÊMIO SBT DE MÚSICA exibido em 10 de novembro de 1995, no qual haviam sido postadas algumas chamadas no YouTube por intermédio do meu amigo Higor Vieira. O vídeo, dividido em duas partes, foi postado pelo canal ArteFeed e faço questão de compartilhá-los com vocês.
OBS: A dona desse canal garante que o SBT fez uma segunda edição e que ela tem gravado. Mas é como diz aquele "Patrão" inspirado em São Tomé: Eu só acredito... vendo! Mas não custa nada perguntar pra ela quais foram os outros vencedores. Eis os links e comentem (deixei uns comentários na segunda parte)!

https://www.youtube.com/watch?v=CA247j3ZBkc - Abertura completa (postada por Juan Matos)
https://www.youtube.com/watch?v=0qChm0Lukr8 - Primeira parte
https://www.youtube.com/watch?v=PTaA-qaoOXM - Segunda parte

Conheça algumas curiosidades sobre o 1º Prêmio SBT de Música:

* Um anúncio na Folha de São Paulo de 12 de outubro de 1995 anunciava a exibição do evento em 11 de novembro, mas foi antecipado para 10 de novembro, indo ao ar por volta das 22 horas (na época, nenhum programa do SBT começava no horário anunciado).

* No mesmo anúncio, era disponibilizado uma cédula de votação para que as pessoas pudessem recortar e preencher, indicando e escolhendo os melhores da música de 1995.

* O prazo de votação era até 30 de outubro e os cupons deveriam ser enviados para a Caixa Postal 59.141, São Paulo capital. Era numa época em que não havia internet para todos.

* Ao todo, foram 21 categorias de votação. Os estilos musicais eram Romântico, Sertanejo, Pop e Samba e as categorias englobavam Destaques Masculino, Feminino, Compositores, Música, Conjuntos Musicais e Revelação do Ano (esta última não havia indicados, o vencedor era anunciado de imediato).

* O evento foi gravado três dias antes no Memorial da América Latina, no bairro da Barra Funda em São Paulo (coisas de Silvio Santos).

* O evento teve duração de 2 horas, 12 minutos e 31 segundos (descontando os intervalos comerciais) e contou com o patrocínio de Bradesco, Perdigão, Kaiser, Maggi e Mappin.

* A apresentação foi do saudoso Blota Jr. (com abertura feita por Hebe Camargo) e a locução de Eliakim Araújo e Carlos "Bem-Te-Vi" Roberto, a voz-padrão do SBT. As assistentes de palco entregaram os troféus aos vencedores (padrinhos famosos fizeram falta na entrega dos prêmios).

* A premiação fez uma homenagem aos 30 anos da Jovem Guarda e convidou alguns desses artistas integrantes do movimento musical anunciando as categorias e os vencedores como Eduardo Araújo e Silvinha Araújo, Jerry Adriani e Valdirene, Marcos Roberto e Martinha, Deny e Vanusa, Os Vips (os irmãos Márcio e Ronald Antonucci), Wanderley Cardoso e Lilian.

* As atrações musicais divulgadas nas chamadas já denunciavam quem seriam os prováveis vencedores daquela noite (abrindo qualquer prescindente de spoilers): Raça Negra, Mamonas Assassinas, Zezé Di Camargo & Luciano, Maurício Mattar, Latino, Roberta Miranda, Wando, Só Pra Contrariar, Chitãozinho & Xororó, Sampa Crew, Leandro & Leonardo, Eliana de Lima, Grupo Raça, Cidade Negra, Beto Corrêa e Patrícia Marx. Os grandes ausentes do evento foram o grupo Skank e o cantor e compositor Ivan Lins, que foram premiados.

Abaixo, as categorias, indicados e vencedores em negrito de um prêmio que poderia muito bem voltar agora, em substituição ao malfadado Troféu Internet, mas com o nome de Troféu Silvio Santos de Música (até cogitou-se nisso, mas aprofundarei após a lista de indicados e vencedores):

Revelação Pop:
Mamonas Assassinas

Destaque Masculino Sertanejo:
Chitãozinho & Xororó
Chrystian & Ralf
Gian & Giovanni

Destaque Música Pop:
Coração Te Acalma - Sampa Crew
Sereia - Lulu Santos
Te Ver - Skank

Destaque Conjunto de Samba:
Grupo Molejo
Razão Brasileira
Raça Negra

Destaque Compositor Romântico:
Espelhos D'Água - Dalto e Cláudio Rabello
Lembra de Mim - Ivan Lins e Vítor Martins
O Taxista - Roberto Carlos e Erasmo Carlos

Destaque Música Sertaneja:
Eu Me Amarrei - João Paulo & Daniel
Mulher Brasileira - Leandro & Leonardo
Você Vai Ver - Zezé Di Camargo & Luciano

Revelação Romântica:
Grupo Fanzine

Destaque Conjunto Pop:
Barão Vermelho
Paralamas do Sucesso
Skank

Destaque Feminino Samba:
Alcione
Beth Carvalho
Eliana de Lima

Destaque Masculino Romântico:
Fábio Jr.
Maurício Mattar
Wando

Revelação Sertaneja:
João Paulo & Daniel

Destaque Masculino Pop:
Copacabana Beat
Latino
Nando Reis

Destaque Música Samba:
Marrom Bombom - Os Morenos
Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo - Banda Brasil
Essa Tal Liberradde - Só Pra Contrariar

Destaque Compositor Samba:
Medo - Adauto Magalha e Pedrinho da Flor
Eu e Ela - Délcio Luiz e Ronaldo Barcellos
Pagode da Dona Didi - Zeca Pagodinho

Destaque Música Romântica:
Catedral - Zélia Duncan
Mordida na Maçã - Wando
Quem é Você - Simone

Revelação Samba:
Art Popular

Destaque Compositor Pop:
Segue o Seco - Carlinhos Brown
A Sombra da Maldade - Tony Garrido e Da Gama
Vamo Batê Lata - Herbert Vianna

Destaque Feminino Sertanejo:
Jayne
Roberta Miranda
Sula Miranda

Destaque Masculino Samba:
Beto Corrêa
Martinho da Vila
Zeca Pagodinho

Destaque Feminino Pop:
Fernanda Abreu
Patrícia Marx
Sandra de Sá

Destaque Compositor Sertanejo:
Desejo de Amar - Chrystian & Ralph
Mistério - Roberta Miranda
Pão de Mel - Zezé Di Camargo & Luciano


Conforme comentei, essa premiação de música poderia perfeitamente ter voltado em substituição ao malfadado Troféu Internet, mas com o nome de Troféu Silvio Santos de Música. Em 21 de maio de 2005, no caderno Ilustrada do jornal Folha de São Paulo, foi publicada a seguinte nota: "Troféu Imprensa pode acabar, diz SBT". O próprio Silvio Santos, num discurso caracteristicamente hipócrita, cogitou nessa possibilidade pouco antes da gravação do Troféu Imprensa que elegeu os "melhores de 2004", deixando a impressão, sem muitos detalhes, de que "talvez" pudesse acabar com o "Oscar brasileiro", sendo oportunamente substituído pela votação feita anualmente por internautas abrangendo também "as áreas de música e futebol" e decidiria no final daquele ano de 2005, mas ele tomou um monte de Doril e esqueceu o assunto. Seria muito mais fácil passar os direitos da marca "Troféu Imprensa" a um órgão neutro (pra acabar com essa autopromoção que o SBT faz todos os anos de seus artistas e programas usando um júri fã-clube disfarçado do seu proprietário falando mal das TVs concorrentes, contando com a cumplicidade da própria produção que também age feito um fã-clube) para se dedicar anualmente a um prêmio 100% dedicado a música decidido pelos "seus" internautas, desde que seja válido um voto por pessoa em cada etapa de votação. Então, proponho o seguinte: os estilos musicais para essa premiação seriam Axé Music, Pop, Gospel, Samba & Pagode e Sertanejo e em cada uma delas fossem escolhidos os Destaques Femininos (individuais ou coletivos), Destaques Masculinos (também individuais ou coletivos), Músicas do Ano e as Revelações do Ano (femininas ou masculinas). Outra proposta: na formatação dos indicados, apenas os de Música do Ano devem ter três indicados, enquanto que as outras categorias deverão ter quatro concorrentes para que todos tenham chances iguais de conquistar ao prêmio, desde que hajam um número considerável de duplas e conjuntos musicais "destacáveis". Nas categorias de Destaque Feminino e Masculino, deverão ter dois indicados individuais e dois indicados coletivos (duplas e/ou conjuntos musicais) e nas de Revelação do Ano, deverão ter dois indicados do sexo feminino e dois indicados do sexo masculino.
Espero que um dia essas minhas "reivindicações" sejam ouvidas e atendidas por este humilde, solitário e sonhador blogueiro que vos escreve. E outra, redizendo a dona do canal ArteFeed respondendo um comentário num daqueles vídeos que ela postou da premiação, falta um pouco mais de glamour em eventos como esse. Por isso, para os amantes da "música da moda", a volta do Prêmio SBT de Música (alterando sua denominação para Troféu Silvio Santos de Música) a essa altura do campeonato, seria importantíssima e ideal, para quem vota e para quem ganha.
#Ficadica