HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

OPINIÃO: Troféu Internet 2015 (Com Direito a Sugestões)


Começou em 1º de dezembro último, terça-feira, a enquete de televisão da qual considero a "mais bem organizada" da internet, por validar votos únicos em cada etapa de votação, o Troféu Internet, no site do SBT. Confiram abaixo o conjunto de categorias disponíveis no questionário virtual e na seqüência expresso minha opinião sobre isso:

- Melhor Cantor*
- Melhor Cantora*
- Melhor Conjunto Musical
- Melhor Dupla Sertaneja*
- Melhor Novela*
- Melhor Atriz*
- Melhor Ator*
- Melhor Apresentador ou Animador
- Melhor Apresentadora ou Animadora (que nomenclatura arcaica)
- Melhor Apresentador ou Apresentadora de Telejornal
- Melhor Programa de TV*
- Melhor Programa Humorístico
- Melhor Programa Infantil
- Melhor Programa de Auditório
- Melhor Programa de Entrevistas
- Melhor Programa Jornalístico
- Melhor Jornal de TV* (porque não rebatizam a categoria de Melhor Telejornal?)
- Melhor Comercial de TV*
- Melhor Reality-Show*
- Revelação (Novos Artistas - Quem Você Acha Que Mais se Destacou no Ano de 2015)*

A primeira impressão deixada é de uma enquete com alto teor de exagero. Postei aqui no meu blog, na minha ideia inicial de uma premiação particular, que o número de categorias ideais a uma premiação de televisão devem ser 15 e não 20. As que eu marquei com asterisco acima, são as categorias mais dignas de serem submetidas a voto.
O ano de 2015 na televisão foi marcado pela avalanche de realities-shows (seja de moda, de gastronomia, não só confinando uma dúzias de gatos pingados numa casa e vigiados por várias câmeras) e devido a enorme quantidade de realities na TV, os programas de outros gêneros não tiveram o mesmo destaque, por isso acho desnecessário querer julgar os melhores programas jornalísticos, programas infantis, programas de entrevistas, programas humorísticos e programas de auditório, talvez com a intensão da premiação virtual em favorecer o próprio SBT. Isso é proteção, olha aí a "maldição do Roquette Pinto"! Pelo menos acertaram em incluir a diluída categoria de melhor programa de TV, que englobaria todos os gêneros, sem ser reality-show e novelas.
Outras categorias que também podem supostamente beneficiar o SBT são de melhor apresentadora, melhor animador ou apresentador e melhor apresentador(a) de telejornal (isso explica a necessidade de diluir tudo numa categoria, melhor apresentador ou apresentadora, porque devido a fase duvidosa dos programas de auditório, gênero no qual as três maiores redes de TV insistem em "forçar a barra" ao ponto de deixá-la saturada, nem tanta gente teve assim "grande destaque"). Mas a categoria mais "nada a ver" de 2015 que foi inclusa nessa enquete foi a de melhor conjunto musical, ora, a invasão de um sem-número de duplas sertanejas nas paradas de sucesso chega a tal ponto que é desnecessário escolher o melhor conjunto musical, pois não tivemos um grande número de bandas ou grupos que se destacaram nas rádios de maior audiência do Brasil. Duas categorias fazem muita falta na pesquisa virtual: Melhor Série, Minissérie ou Seriado, devido aos mais variados formatos de dramaturgia que a televisão presencia ano após ano, e Melhor Ator ou Atriz Mirim, porque devido ao crescente número de talentos infanto-juvenis, seria melhor criar uma categoria só pra eles privando-os de concorrer com atores adultos, o que seria uma injustiça.
Não duvido em nada que quem está organizando a enquete é o "fã-clube"... digo, a produção do Programa Silvio Santos, que seguem à risca tudo que o "Patrão" disser e mandar (o que eu chamo de "fator Capachão"), inclusive na nomenclatura esdrúxula de categorias com expressões arcaicas como "Animador", "Jornal de TV" e "Quem Mais se Destacou?". Querem ensinar o vigário rezar a missa na maior redundância possível. A categoria mais revoltante, devido ao seu recente tratamento, é a de melhor cantor. Por causa de uma pessoa tudo muda e a produção desse "programa", que age feito um "fã-clube disfarçado", ainda acredita na ideia do apresentador de que tal categoria é a "mais importante" da enquete, só por causa da iminente aparição de Roberto Carlos. Ora, se o Silvio insiste em trazer os cantores atuais no palco do seu programa como tentativa de "ganhar da Globo em audiência" (ele podia aproveitar pra fazer aquela dancinha bizarra do "Jornal Nacional" assim que terminar o "Fantástico", como o Ratinho costuma fazer quando acaba a novela das nove para provocar a "Poderosa"), porque não relança o antigo quadro "Os Galãs Cantam e Dançam", onde os cantores atuais interpretariam um sucesso de hoje e um sucesso de ontem, disputando a preferência das "colegas de trabalho"? #FicaDica. Meu palpite nessa categoria é a iminência de uma indicação póstuma a Cristiano Araújo, morto no meio do ano, e se isso acontecer, é bem capaz que Silvio Santos cometa o maior fora de todos os tempos, a ponto de deixar os familiares do cantor de "Hoje Eu Tô Terrível" à polvorosa.
Para que os SBTistas das redes sociais (que com certeza vão se mobilizar para impedir que a "Recorja de bispos" seja indicada em quaisquer categoria) não fiquem revoltados comigo com a crítica que acabei de fazer, tenho sugestões para que a tal enquete possa ter uma organização melhor nos próximos anos (ou quem sabe já para este ano!) para aquietá-los: sugiro que o Troféu Internet mude de nome para TROFÉU SILVIO SANTOS, em homenagem ao maior animador da TV brasileira. Ao invés de duas etapas de votação, proponho três (a primeira com votos livres, a segunda com os mais votados e a terceira com os três finalistas). A oportunidade dos internautas em concorrer a um sorteio de prêmios e de participar da cerimônia de entrega dos troféus (desde que participem de todas as etapas de votação). Se ainda insistem em fazer o julgamento dos três mais votados pelos internautas no palco do programa, o júri deve ser substituído: ao invés de críticos e colunistas especializados em TV e espetáculos (por mais que estejam todos a favor de Silvio Santos) deviam ser colocados blogueiros e internautas "conhecedores de televisão" que participaram da enquete na internet e selecionados pela produção de alguma forma, de preferência os próprios SBTistas como pretexto de terem a oportunidade de soltar a voz e dizerem o que pensam da "emissora do coração", até porque, volto a lembrar, mas ninguém se toca, a imprensa segmentada não deve ser obrigada a endossar o gosto duvidoso dos internautas e ainda mais incentivando essa guerra virtual de fã-clubes, OS PRÓPRIOS INTERNAUTAS É QUE DEVEM COMPOR O JÚRI, DESDE QUE NÃO SEJA UTILIZADO O NOME "TROFÉU IMPRENSA", PORQUE A PREMIAÇÃO VAI PERDER O SENTIDO. A imprensa segmentada em TV e espetáculos só podem eleger os melhores artistas e programas do ano desde que a própria imprensa selecione os indicados ao prêmio numa pesquisa dirigida exclusivamente à classe. Eis o malefício de informatizar, dinamizar e expôr o questionário via internet.
Como o SBT é uma emissora com forte tradição na linha de shows, isso pode explicar o atual péssimo tratamento que sua premiação dá a uma categoria na qual deve ser a mais importante em qualquer prêmio de televisão num país como o nosso: melhor novela. O Brasil é o pais das novelas, é o gênero de maior audiência da televisão, sucesso absoluto no mundo afora e por direito, essa deve ser a última e a mais aguardada categoria de qualquer premiação da espécie e não deixar por final categorias de melhor animador, melhor cantor ou programa de televisão como tentativa de ganhar às custas da concorrência e usar a própria concorrência como forma de se mostrar que é "melhor que as outras". Tá tudo errado.
Aproveito e publico aqui três perguntas que devem ser dirigidas a Silvio Santos, vencedor do Grande Prêmio da Crítica de televisão da APCA de 2015, sobre o futuro do Troféu Imprensa e a manutenção do Troféu Internet:

1 - Você ainda pensa em realmente terminar com as atividades do Troféu Imprensa e manter apenas o Troféu Internet?
2 - Se uma pessoa demostrar interesse em dar continuidade ao Troféu Imprensa, você passaria os direitos da premiação a essa pessoa?
3 - Você aceitaria em passar os direitos do Troféu Imprensa em troca de sugestões para melhorar o seu Troféu Internet?

Conclusão. SBTistas: nunca tomem essa minha opinião como ofensa pessoal, só quero o bem para a televisão e através deste blog expresso meu desejo de ver o veículo mais justo com uma premiação anual mais justa ainda com organização neutra, sem influência de nenhuma emissora de TV. Às vezes, eu exagero um pouco, admito, tenho ainda um pouco de raiva pelo tratamento atual do "Oscar brasileira" e o comportamento adotado por Silvio Santos no programa dele toda semana, mas a minha raiva só vai passar se eu conseguir realizar esse meu sonho de poder dar ao "Troféu Imprensa" a condição que merece de premiação autônoma. Para as emissoras, seria um "Campeonato Brasileiro da TV" onde elas disputariam entre si a preferência da crítica segmentada em cadeia nacional, como também o momento de reflexão para aperfeiçoamento de seus quadros caso alguns artistas e programas não forem eleitos. Premiações internas como o Troféu Internet (futuro Troféu Silvio Santos, porque não) e o Troféu Domingão do Faustão (cujo método de voto popular é errado pois abre suspeitas de fraudes como disponibilizar as categorias de três em três para votação cada semana e permitir que uma única pessoa vote numa única categoria um milhão de vezes) não podem deixar de existir, pelo contrário, elas servem de termômetro para uma premiação geral que estou propondo aqui no meu blog. PENSEM BASTANTE NISSO, SÓ DESTA FORMA TODOS SAIRÃO GANHANDO.